Share

Onde, quando e como posso encontrar a garota certa para mim?

É assim que muitos solteiros vêem o mundo dos relacionamentos: “Deus criou a terra, que tem 515 milhões de kilômetros quadrados, só para registro. Então, Deus criou minha alma gêmea e colocou ela lá fora em algum lugar. Meu trabalho é encontrá-la, e o trabalho de Deus parece ser a de escondê-la de mim por tanto tempo quanto fisicamente possível. É um assunto delicado. Se eu me sento à mesa errada durante o almoço, ou se não mantenho meus olhos constantemente atentos, eu posso perder a oportunidade de conhecê-la. O destino pode escorregar entre os dedos, porque eu estava descuidado. Estou preparado para lutar até encontrá-la. ”

Se isso soa familiar então é hora de entregar o assunto a Deus. Procurá-lo mais zelosamente do que você busca a garota ideal. Você acha que, se você permanecer solteiro por um tempo para se concentrar em Deus, ele pode deixar a mulher que ele tem planejado para você escapar? Normalmente, quando nos concentramos em servir ao Senhor, damos-lhe total decisão sobre nossa vida, precisamente porque não estamos atrapalhando mais. Eu acho que Deus espera de nós, por vezes, que a gente espere por ele, mas nossa impaciência pode manter Seus planos sem se concretizarem na sua plenitude.

Pense: “Se eu sou chamado ao matrimônio, então Deus quer que a minha futura esposa tenha o melhor marido possível. Mas eu não posso me tornar esse homem de Deus, se eu ficar me lastimando, até que Deus me traga a garota ideal. Se eu vou ser pai um dia, então eu vou ter que dar aos meus filhos o dom da fé. Mas como vou fazer isso, se Deus não me der primeiro o dom da fé? E como ele pode me dar esse presente, a menos que ele purifique a minha fé ?” Este é o momento em que ele pode dar-lhe esse dom. Este é o lugar onde Deus quer que você esteja agora.

Madre Teresa costumava dizer sobre a aceitação:

“Todos os dias nós temos que dizer que sim. Você pode estar onde quer que você esteja. Entregue-se totalmente: Se ele coloca você na rua, se tudo é tirado de você e de repente você se encontra na rua, aceite ser colocado na rua naquele momento… Aceite o que ele dá e dê tudo o que ele toma com um grande sorriso. Esta é a entrega a Deus. Aceitar ser cortado em pedaços, e saber que cada pedaço pertence somente a Ele. Esta é a rendição. Aceitar as pessoas, aceitar o trabalho que que você deve fazer. Hoje talvez você tenha uma boa refeição e amanhã talvez você não tenha nada. Não há água na bomba? Tudo bem. Aceite e dê tudo o que ele pedir. Ele lhe tira o seu bom nome, ele tira a sua saúde, sim. Essa é a rendição. E você é livre, então ”

Então, agora você deve abraçar esta temporada de solteiro. Alguma vez você já teve uma conversa com alguém enquanto seus olhos estavam desfocados e toda sua mente estava em outro lugar? Há alguns anos atrás eu tive uma reunião com o padre Michael Scanlan, o presidente da minha universidade. Falamos em seu escritório apenas vinte minutos, mas eu nunca vou esquecer quão presente ele estava para mim. Ele provavelmente tinha um milhão de outras coisas para tratar, mas ele falou comigo como se eu fosse a única pessoa na terra. Da mesma forma, precisamos viver inteiramente no momento presente, fazendo o que estamos fazendo, e estando completamente onde estamos. Se Deus nos quisesse em outro lugar agora, não estaríamos lá?

É fácil perder a nossa juventude e fazer um evento futuro ou pessoa a causa da nossa alegria. Não há nada de errado com o casamento, mas se ficarmos pensando e sonhando o tempo todo com isso, isso pode nos consumir, nos tornando nossos piores algozes, e fazendo pouco para edificar o reino de Deus. Podemos nos tornar tão preocupados com arrependimentos sobre o passado e ansiedades para o futuro que nunca nos sentamos para desfrutar da paz que Cristo nos oferece hoje. Podemos facilmente tornarmo-nos tão preocupados em encontrar a garota ideal que perdemos a alegria da vida de solteiro.

Não se entreguea sentimentos de desespero, mas aproxime-se de Deus, se este é um momento de solidão para você. Evite a auto-piedade. Quando você se sentir solitário, fale com aqueles que estão muito mais solitários do que você. Pergunte a si mesmo: Quantas pessoas desabrigadas eu conheço pelo nome? Mais importante ainda, olhe para aqueles que estão com fome de amor dentro de sua própria casa. Por ser sensível às necessidades das pessoas sob seu próprio teto, você está treinando para ser um marido melhor.

Para encontrar a garota certa, torne-se o cara certo. Parece que a maioria das pessoas solteiras estão mais preocupadas em encontrar um parceiro ideal do que tornarem-se o parceiro ideal. Talvez isso explique porque eles estão tendo um momento difícil em sua busca. Portanto, torne-se o homem que Deus está chamando você para ser, especialmente tornando-se um homem de oração.

Não espere por outra pessoa para completar você. Deixe Deus fazer isso. Alguns caras pensam: “Uma vez que uma mulher deveria ser sua cara-metade, eu acho que eu sou apenas 50 por cento feliz até encontrá-la. Quando eu encontrá-la, ela vai preencher meu vazio e cuidar de todas as minhas necessidades emocionais”. Se esse cara encontra uma garota, não vai ser uma relação de amizade, ele vai fazer dela uma refém.

Devemos estar satisfeitos em ser amados por Deus, antes de podermos amar verdadeiramente outra pessoa. Se você está na escola, saiba que poucos caras encontram sua futura noiva durante esses anos. Você tem tempo de sobra, não há necessidade de entrar em uma relação intensa agora. A maioria das pessoas encontra seus cônjuges na faculdade (ou posteriormente) e não se casam até depois da formatura.

O segundo passo é ir onde as mulheres jovens estão, em grupos de jovens da igreja, não em festas com música alta e bebidas. Mais importante ainda, procure o rRino de Deus em primeiro lugar (Mateus 6,25-34). Ele está no comando, por isso esteja em paz, porque ele conhece bem os planos que tem em mente para você (Jeremias 29,11-14).

Se você encontrar uma boa moça, aqui está um artigo sobre como começar as coisas com o pé direito. Entretanto, se você quiser ver o conselho que ofereço às meninas para encontrar bons rapazes, clique aqui.

____________________________

j-evertJason Evert founded chastity.com has spoken on six continents to more than one million people about the virtue of chastity. He is the author of more than ten books, including How to Find Your Soulmate without Losing Your Soul and Theology of the Body for Teens.